quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Sonda Nasogástrica e Nasoentérica: Cuidados de enfermagem...


Os usos de sondas para suporte nutricional, são de extrema importância e reconhecida como fator definitivo na recuperação de doentes, devido aumento da prevalência de doenças crônicas na população, especialmente nos idosos, pois permite o aporte de nutrientes. Sua indicação esta também associada as patologias que levam a dificuldades na deglutição, impossibilitando a alimentação por via oral.
O método utilizado é pouco invasivo, mas exige cuidados especializados. Ter conhecimento das técnicas de introdução das sondas, métodos para realizar a administração das dietas, saber reconhecer os riscos e complicações que possam advir dessa terapia, são fundamentais.
Clique aqui e baixe um artigo em pdf sobre Sonda Nasogástrica-Nasoentérica - Cuidados na instalação, na administração da dieta e prevenção de complicações.

2 comentários:

oncare disse...

A ONCARE É UM BLOG DE ENFERMAGEM DIRIGIDO A ENFERMEIR@S E A ESTUDANTES DE ENFERMAGEM.

TEMOS COMO OBJECTIVO PRINCIPAL, CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA INVESTIGACAO EM ENFERMAGEM.

ESTAMOS DESTE MODO, E BASEADOS EM CRITÉRIOS PROPOSTOS PELO GRUPO ONCARE, A SELECCIONAR:

SITES, BLOGS, ARTIGOS, TRABALHOS E CRITICAS PARA FAZEREM PARTE DA FUTURA BASE DE DADOS.

ENVIE-NOS O QUE CONSIDERE INTERESSANTE PARA O E-MAIL PARA oncare@portugalmail.pt

ADMINISTRACAO ONCARE
http://oncare.blogspot.com

dete disse...

Olá tudo bom?
Parece meio mudado aqui, ficou mais clean, ou é impressão minha? hehehe, tá muito lindo, vc conseguiu entender o vídeo, qualquer dúvida, pode pegar o meu msn com o Ronaldo, assim vc não comete os mesmos erros que eu, abraços,