segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Controle de Microorganismos


Você sabe exatamente qual é a diferença entre o que é esterilizar, desinfetar e anti-sepsia ? Parece simples, mas não é. O que é um controle de microorganismos, e qual é a diferença entre os termos mais usados incorretamente pelas pessoas?

O controle de microorganismos é um dos mecanismos mais importantes para o bem estar da humanidade. Sem ele, a qualidade de vida de muitos indivíduos podem diminuir severamente, além de poder contrair várias doenças e contaminar o ambiente. É sempre relevante lembrar que é dever da Enfermagem fiscalizar o ambiente em que o paciente se encontra, além de manter sempre este bem assistido quanto as questões de limpeza e contaminação. Vamos então, definir alguns conceitos:
1 -Esterilizar: significa fazer a destruição total da população de microorganismos em algum objeto inanimado. Deve ser empregado sempre em caráter absoluto, ou seja, nunca podemos falar que um objeto está um pouco estéril ou mais ou menos estéril. Ele está etéril ou não.
2 -Desinfetar: significa eliminar formas vegetativas dos microorganismos em objetos inanimados, não impedindo a sobrevivência de determinadas estruturas de resistência.
3 -Anti-sepsia: significa usar produtos que causam morte microbiana em alguma pessoa.

Mas o que isso quer dizer então?
Bem, isso nos diz que uma pessoa, por exemplo, nunca pode ser desinfetada ou esterilizada...Ou que algum objeto nunca pode sofrer anti-sepsia.
Para que estes processos aconteçam, existem agentes físicos que são usados em determinados objetos ou pessoas, em determinados momentos. São eles: temperatura, pressão osmótica, radiações, filtração e agentes químicos.

O álcool 70%, por exemplo, é um desinfetante e um anti-séptico ao mesmo tempo. Nós usamos este para passar em superfícies e na nossa própria pele. Os sabões e detergentes são considerados desinfetantes principalmente pela ação mecânica, porém, possui uma eficácia bem limitada. Por isso, no hospital por exemplo, o profissional deve lavar as mãos com os sabões seguido de álcool. Os compostos clorados e o formol e derivados, geralmente são desinfetantes também, porém alguns deles em determinadas condições podem ser esterilizantes. Já a fervura é apenas um processo de desinfetação, que muitas vezes é classificada como esterilizante pela grande população.

Então não dê bobeira, fique de olho e não diga os termos incorretamente!

4 comentários:

Anônimo disse...

Poxa Marco ..cada vez mais ta mtoo legal .. to gostando de ver ..tenhu mtoo interesse pelos temas que vc abordar ...abracos

Anônimo disse...

Marco tá cada vez mais legal seu site ..ta de parabens mesmo ..eu mesma naum sabia as diferencas ..
bjus Marcella

Anônimo disse...

Marco, Você está publicando muita matéria boa, parabéns.

Anônimo disse...

Olá Marco é a primeira vez que entro em seu blog, e confesso que estou impressionada pela forma como você esclarece todas essas questões de uma maneira prática e bastante precisa, meus parabéns e continue assim,um abraço.