segunda-feira, 1 de março de 2010

Acolhimento e classificação de risco nos serviços de urgência


O Ministério da Saúde tem reafirmado o HumanizaSUS como política que atravessa as diferentes ações e instâncias do Sistema Único de Saúde, englobando os diferentes níveis e dimensões da atenção e da gestão.
O acolhimento como postura e prática nas ações de atenção e gestão nas unidades de saúde, a partir da análise dos processos de trabalho, favorece a construção de relação de confiança e compromisso entre as equipes e os serviços. Possibilita também avanços na aliança entre usuários, trabalhadores e gestores da saúde em defesa do SUS como uma política pública essencial para a população brasileira.
Esta cartilha tem como foco principal mostrar os riscos dos serviços de urgência: superlotação, exclusão dos usuários na porta de entrada, desrespeito aos direitos desses usuários, pouca articulação com o restante da rede de serviços, entre outros. É preciso repensar e criar novas formas de agir em saúde que levem a uma atenção resolutiva, humanizada e acolhedora a partir da compreensão da inserção dos serviços de urgência na rede local. O acolhimento como postura e prática nas unidades de saúde favorece a relação entre as unidades de serviço e as equipes.


Clique aqui para acessar o protocolo de Acolhimento e classificação de risco nos serviços de urgência.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu quero parabenizá-los pela matéria,estou desenvolvendo um estudo para fazer o TCC,(TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) cujo o tema é Acolhimento na Área da Saúde.No dia 30,de junho eu termino se DEUS quiser meu curso de Serviço Social.