domingo, 14 de dezembro de 2008

Febre Amarela

A febre amarela é uma doença febril aguda, de curta duração (no máximo 12 dias) e de gravidade variável. A forma grave caracteriza-se clinicamente por manifestações de insuficiência hepática e renal, que podem levar à morte. Deve-se levar em conta seu potencial de disseminação em áreas urbanas.

A febre amarela é causada por vírus RNA, chamado de Arbovírus, do gênero Flavivirus, família Flaviviridae. Sua transmissão é feita pelo mosquito vetor Aedes aegypti. Este vírus possui um período de encubação de 3 a 6 dias após a picada do mosquito. Na doença urbana, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica. Na forma silvestre, os primatas são os principais hospedeiros do vírus amarílico e o homem é um hospedeiro acidental.
Após o homem adquirir o vírus, ele passa a ser um reservatório. Esse período inicia-se de 24 a 48 horas antes do aparecimento dos sintomas e vai até 3 a 5 dias após o início dos sintomas, período em que o homem pode infectar os mosquitos transmissores. Esse período corresponde ao período de viremia. O mosquito, após ter sido infectado, é capaz de transmitir a doença por toda sua vida.
O diagnóstico da Febre Amarela é o PCR (Reação em cadeia da polimerase), inoculação de soro sanguineo em culturas celulares; ou pela sorologia. Os sintomas iniciais da febre amarela, dengue, malária e leptospirose são os mesmos. Portanto, é necessário a realização de exames laboratoriais para a diferenciação. A confirmação do diagnóstico de febre amarela não exclui a possibilidade de malária. Da mesma forma que a febre amarela, o dengue e a malária também podem se tornar graves quando o indivíduo aparenta melhora.
Não existe um tratamento específico no combate à febre amarela. O paciente deve permanecer em repouso, com reposição de líquidos e perdas sanguíneas quando necessário. Os casos grave devem ser atendidos em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), de modo que as complicações sejam controladas e o perigo da morte, eliminado.
Pessoas que residem ou viajam para zonas endêmicas de febre amarela devem ser vacinadas. A vacina, com 95% de eficácia, tem validade de 10 anos. A pessoa não deve tomá-la novamente enquanto a validade permanecer. A vacina é composta de vírus atenuado, e passa a ter efeito após 10 dias de sua aplicação. Clique Aqui para acessar o Manual de Vigilância em Febre Amarela.

4 comentários:

dete disse...

Olá estava sentindo falta de ler as postagens, tudo bom?
Faço votos que tenha um bom natal e um excelente ano novo, tem cartão no meu blog de receitas. Feliz Natal

Unknown disse...

Olá eu gostaria de conversar com você sobre uma campanha que estou divulgando na área da saúde e tem muito a ver com o blog Enfermagem Aqui você poderia me mandar um email com contato para vinicius.zimmer@midiadigital.com.br eu fico no aguardo.

Parabéns pelo Blog, atualize ele mais vezes! Muito legal

Feliz natal e ótimo final de ano!

Anônimo disse...

Gostaria de entrar em contato com os administradores do blog pra um convite.Espero um email para contato.
redacao@munean.com


Maria Eduarda
Redatora – munean.com

Anônimo disse...

olá.. vim aqui te dizer que adorei o blog, estou cursando enfermagem e andei procurando blog sobre assuntos relacionados a área de enfermagem e vi que quase não tem, por isso tbm criei um... e agora fuçando aki no google achei seu blog e adorei cheio d assuntos interessantes p tirar nossas dúvidas de estudante.. ^^

um grande BeijO