quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Arritmias Cardíacas: Matéria 1

O coração é um órgão muscular com quatro cavidades desenhadas para trabalhar de maneira eficiente e contínua durante toda a vida. As paredes musculares de cada cavidade contraem-se numa sequência precisa e durante cada batimento expulsam a maior quantidade de sangue com o menor esforço possível. A frequência cardíaca em repouso é de 60 a 100 batimentos por minuto. No entanto, podem ser consideradas normais velocidades muito menores em adultos jovens, sobretudo nos que estão em boas condições físicas. As variações na frequência cardíaca são normais. Aparecem não só por efeito do exercício ou da inactividade, mas também devido a outros estímulos, como a dor e as emoções. Só quando o ritmo é inadequadamente rápido (taquicardia) ou lento (bradicardia), ou quando os impulsos eléctricos seguem vias ou trajectos anómalos, se considera que o coração tem um ritmo anormal (arritmia).
Nesta matéria, irei disponibilizar um gerador de arritmias cardíacas. Com ele, pode-se ver de forma muito parecida o eletrocardiograma que ocorre em cada tipo de arritmia que um coração pode ter.
Clique aqui e faça o download deste gerador.
Na próxima matéria sobre arritmias, irei disponibilizar uma aula sobre assistência da enfermagem ao paciente com este distúrbio.

Nenhum comentário: