terça-feira, 9 de setembro de 2008

Rubéola: Porquê me vacinar?

A rubéola é uma doença aguda causada por vírus, muito contagioso, que se transmite com extrema facilidade. A pessoa doente pode apresentar manchas avermelhadas na pele, começando no pescoço, que depois se alastra para o tronco, pernas e braços.
A doença é aguda porque os sinais principais aparecem rapidamente, as manchas no corpo (exantema) apresentam máxima intensidade no 2º dia e desaparecem até o 6º dia, durando em média de 5 a 10 dias, coincidindo, geralmente com o início da febre, que é baixa. Esses sinais colaboram para fazer a diferença com outras doenças que apresentam manchas no corpo. Podem estar presentes, também, alguns sintomas gripais, dor de cabeça, dores generalizadas, conjuntivite, coriza e tosse. É importante saber que a metade dos casos de rubéola são assintomáticos, ou seja, em 59% dos casos os sintomas não estão presentes, não são visíveis. O problema é que estes casos assintomáticos podem contagiar as pessoas suscetíveis, ou seja, pessoas desprotegidas, seja por não terem tido a doença, seja por não serem vacinadas.
Os vírus são transmitidos de uma pessoa infectada para outra quando esta entra em contato direto com as gotículas de secreções que saem do nariz e da boca da pessoa infectada ao tossir, falar ou espirrar. A transmissão por meio de objetos contaminados, ou seja, a transmissão indireta, pode acontecer. Quando a grávida mantém contato com as gotículas de secreções de pessoa doente, mesmo assintomática, ela transmite o vírus para o bebê através da placenta. O vírus provoca infecção na placenta e no feto.
A campanha nacional de vacinação visa Interromper a transmissão endêmica do vírus da rubéola mediante a realização de uma campanha nacional de vacinação nas coortes dos homens e das mulheres dos grupos de idade identificados com maior nível de susceptibilidade à rubéola no Brasil e consequentemente alcançar a meta de eliminação da rubéola e da SRC (Síndrome da Rubéola congênita) estabelecida para a região das Américas para o ano 2010.
A campanha acontece até o dia 12 de setembro de 2008. Ou seja, se você possui entre 12 e 39 anos, e não vacinou, corra para o posto de vacinação mais próximo e ajude o Brasil a eliminar esta doença! Mas ATENÇÃO: mulheres grávidas não podem vacinar!

Fonte: www.brasillivredarubeola.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa o site ta otimooo .. tá de parabens .. podedexa que eu vo entrar sempre viu !!!
bjus

Ronaldo Soares disse...

Muito Bom Marco, em configurações retire a necessidade de digitar o código de confirmação, pois atrasa os comentarios. Outra coisa vá em configuração, layout, e em gadgets, e adicione, lista de marcadores, para que na barra lateral apareçam suas matérias organizadas por assunto.

Um abraço!!!!!!!!!