quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A importância da Humanização da assistência de Enfermagem


É muito comum vermos ou até mesmo vivenciarmos em algum hospital ou em outros lugares que prestam assistência à saúde, um atendimento sem humanização...
Mas afinal, o que é isso?

A humanização é um atendimento das necessidades biológicas, psicológicas, sociais e espirituais de um indivíduo, ou seja, cada um deve ser compreendido e aceito como um ser único e integral e, portanto, com necessidades e expectativas particulares.
Ultimamente percebemos em muitos lugares um atendimento focado apenas na doença que este indivíduo possui... Isso nos traz a refletir que o paciente não é valorizado como um todo, ou seja, não importa sua etnia, suas crenças, suas necessidades e seus valores. O que importa é apenas a doença que deve ser curada.
Mas atualmente, felizmente isso está mudando. A tendência atual é de um atendimento humanizado e com isso, o paciente só tem a ganhar.
A enfermagem é a profissão que mais deve estar de olho para um atendimento humanizado! Até mesmo, porque é o profissional que mais está do lado do paciente durante sua enfermidade. Clique aqui e Leia um artigo sobre Humanização hospitalar como expressão da ética.

9 comentários:

dete disse...

é mesmo túlio, tanto os médicos como os enfermeiros, e principalmente mesmo os segundos porque são os que passam grande parte do tempo ao lado do paciente e acabam conhecendo melhor e muitas vezes esta atenção colabora e muito para a recuperação mais rápida de um paciente. abraços

Anônimo disse...

...E por falar em humanização !Parabéns pelo Blog, pela iniciativa e por dar força , numa atitude holistica que vê o todo de cada ser, incluindo o Enfermeiro.
Sou enfermeira portuguesa, com muito orgulho e feliz por encontrar colegas como você Túlio !!

Anônimo disse...

Humanização em Enfermagem é isso mesmo de dar respostas humanas que envolvem o cuidar de um profundo profissionalismo e marca de conhecimentos de várias ciências como a psicologia, os comportamentos, as culturas, as religiões e tantos outros

Marco Túlio disse...

Gostaria muito de agradeçer ao carinho de vocês!
É um orgulho ser reconheçido por colegas de profissão! Muito obrigado de verdade!
Marco Túlio, webmaster.

Daniel Sanches de Lima. disse...

A importância é ter uma visão holistica do cliente como um todo. Ou seja; física, psicologica, sociocultural e espiritual. Devemos entender e fazer o possivel em atender as necessidades do paciente e seus famíliares. Para que o mesmo tenha condições de recuperação e,de sua volta ao convivio da sociedade o mais breve possivel.

Enfermeira Laudenice P disse...

humanizar não é dar-se totalmente, mais sim compartilhar junto aquele cliente que busca não só a cura de uma doença, mais sim alguem da qual ele pode confiar,depositando no profissional de enfermagem um carinho especial retribuindo assim todos os beneficios que foram, idalgado. a esse ser humano,Velar, cuidar, tomar conta, representa um conjunto de atos que tem por fim e por função, manter a vida dos seres vivos com o objetivo de permitir reproduzirem-se e perpetuar a vida.

Anônimo disse...

EU ESTOU NO PRIMEIRO SEMESTRE DE ENFERMAGEM , E PELO QUE ESTOU ESTUDANDO É ISSO, DEVEMOS TER HUMANIZAÇÃO PARA DARMOS ASSISTENCIA AOS PACIENTES E CUIDAR DELES COMO UM TODO .ABRAÇOS

Ana Jaqueline da Costa disse...

ATÉ QUE ENFIM ALGUÉM SE LEMBROU DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM!!!!!!!!!
A MAIORIA DAS CHEFIAS DOS HOSPITAIS QUEREM QUE TRABALHEMOS HUMANIZADOS;MAS TRATAM SEUS FUNCIONÁRIOS NA MAIORIA DAS VEZES COMO BICHOS E NÃO COMO GENTE...
NÃO TEMOS O MENOR RECONHECIMENTO,NÃO TEMOS INCENTIVOS;AS VEZES NEM SE QUER UM LUGAR PRA DESCANSO APÓS AS REFEIÇÕES.ENRIQUECEM AS NOSSAS CUSTA...OS MÉDICOS SE ACHAM SUPERIORES;UMA VEZ OUVI QUE A GENTE É LIMPADOR DE BUNDA C/ REGISTRO.
SOMOS NÓS QUE AGUENTAMOS BOA PARTE DO TRATAMENTO;POIS ELES OPERAM,PASSAM A VISITA E SOMEM!!!

KARIINE AGUIAR disse...

AMEI O TEXTO SOBRE A HUMANIZAÇÃO, SOU ESTUDANTE DE ENFERMAGEM 3º PEDÍODO, BOM AINDA MI RESTA 3 ANOS E MEIO MAIS JÁ POSSO PERCEBER A IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO NA ENFERMAGEM!